Saturday, April 14, 2007

Geologia - 3º Período
Vulcanismo

De acordo com Leinz (1963), “o termo vulcanismo aborda todos os processos e eventos que permitam, e provoquem, a ascensão de material magmático juvenil do interior da terra à superfície”.
Os magmas são definidos como substâncias naturais, constituídas por diferentes proporções de líquidos, cristais e gases, cuja natureza depende de suas propriedades químicas, físicas e do ambiente geológico envolvido. Actualmente, classificam-se como magmas primários quando estes representam o líquido inicial obtido imediatamente à fusão da fonte, e parentais, quando representam o líquido primário já modificado por mecanismos de diferenciação. Historicamente, os processos responsáveis pelo vulcanismo foram atribuídos a diferentes causas; Platão (427-347 a.C.) suspeitava da existência de uma corrente de fogo no interior da terra como fonte causadora dos vulcões. Poseidonio (século II a.C.) acreditava que o ar comprimido em cavernas subterrâneas seria a causa do fenómeno, e durante a Idade Média, relacionava-se o fogo eterno do inferno com as profundezas da crosta terrestre.
No início do século XIX ficou definitivamente estabelecido que os vulcões são formados quer pelo acumulo externo de material juvenil, quer pelo surgimento das camadas pré-existentes por forças do interior da terra. A. Geike em 1897 postulava a possibilidade da ascensão activa de material magmático ao longo da crosta, podendo, neste processo, formar um conduto explosivo. Em 1902/03, houve a explosão do Mont Pelée, Martinica, formando um enorme cone vulcânico, o que confirmou a veracidade da proposta de Geike.
Os vulcões são responsáveis pela liberação de magmas acima da superfície terrestre e funcionam como válvula de escape para magmas e gases existentes nas camadas inferiores da litosfera. Magmas primários provêm de câmaras magmáticas posicionadas a profundidades da fonte que normalmente oscilam entre os 50 a 100 km, onde ocorrem concentrações de calor, fusões e fluxo de voláteis, condições estas que levam ao aumento da pressão necessária à subida do magma através de condutos, que por sua vez levam à formação dos vulcões.

Magmas provenientes da câmara magmática podem depositar-se de diferentes formas, dando origem aos derrames de lavas, “sill” , diques e domos.




Vulcão El Misti - Peru, característico extrato-vulcão, composto por uma sucessão de camadas de rochas piroclásticas e lavas estruturando o cone vulcânico.

No comments: