«Desastre nacional» na Bolívia
2007/02/28
Fortes chuvas e inundações afectam o país
2007/02/28
Fortes chuvas e inundações afectam o país
O presidente da Bolívia, Evo Morales, declarou «desastre nacional» na sequência das fortes chuvas e inundações que têm afectado o país, decorrentes do «El Niño», informam as agências internacionais.
Oito dos nove departamentos estão a ser severamente castigados, sendo que o balanço até agora é de 35 mortos, dez desaparecidos e meio milhão de desabrigados.
«Declara-se a situação de desastre nacional pela presença de efeitos climáticos adversos provocados pelo fenómeno de El Niño 2006-2007», afirma um decreto supremo expedido pelo presidente, abrindo a possibilidade de angariação de mais recursos da cooperação internacional.
Morales afirmou ter tomado esta decisão depois de sobrevoar o departamento amazónico de Beni, no nordeste da Bolívia, onde pelo menos 50% de seus 213.000 km2 de superfície estão debaixo de água.
O decreto autoriza o Ministério da Fazenda a distribuir os recursos de «até 1% das verbas autorizadas pelo Orçamento Geral da Nação, que serão destinados à atenção das regiões afectadas».
No comments:
Post a Comment