Friday, June 08, 2007

Poluição da Água Subterrânea

Inúmeras actividades do homem introduzem no meio ambiente substâncias ou características físicas que ali não existiam antes, ou que existiam em quantidades diferentes. A este processo chamamos de poluição.



No geral os depósitos de água subterrânea são bem mais resistentes aos processos poluidores dos que os de água superficial, pois a camada de solo sobrejacente actua como filtro físico e químico. A facilidade de um poluente atingir a água subterrânea dependerá dos seguintes factores:



a)Tipo de aquífero:
Os aquíferos freáticos são mais vulneráveis do que os confinados. Aquíferos porosos são mais resistentes dos que os fissurais.



b)Profundidade do nível estático: (espessura da zona de aeração)
Como esta zona actua como um reactor físico-químico, a sua espessura tem um papel importante. Espessuras maiores permitirão maior tempo de filtragem, além do que aumentarão o tempo de exposição do poluente aos agentes oxidantes e absorventes presentes na zona de aeração.



c)Permeabilidade da zona de aeração e do aquífero.
A permeabilidade da zona de aeração é fundamental quando se pensa em poluição. Uma zona de aeração impermeável ou pouco permeável é uma barreira à penetração de poluentes no aquífero. Aquíferos extensos podem estar parcialmente recobertos por camadas impermeáveis em algumas áreas enquanto em outras acontece o inverso. Estas áreas de maior permeabilidade actuam como zona de recarga e têm uma importância fundamental em seu gerenciamento.

No comments: