Tuesday, February 06, 2007

A Clonagem

Clonagem humana:
A Clonagem está na ordem do dia, suscitando surpresa, entusiasmo, receio…ao estudar-se a genética faz sentido abordarmos brevemente como ocorre o processo da clonagem e as questões que levanta.Uma das questões que têm inquietado o mundo é a possibilidade de se produzirem clones humanos. Assim, considerando que a clonagem é uma intolerável agressão à identidade humana, foi criado um protocolo, em que é declarada a proibição da clonagem humana reprodutiva. Entre outros receios, domina o que se relaciona com a tentação de se seleccionarem as características mais desejáveis para se reproduzirem seres com objectivos muito específicos. A manipulação do código genético poderia possibilitar a tentação de se produzirem seres humanos com características previamente seleccionadas. Esta ideia associa-se ao projecto defendido pelos nazis, que advogavam a selecção e reprodução da raça ariana.

Mas afinal, o que é clonar?

Clonar é fazer cópias de um ser vivo copiando o seu ADN. Isto é, em vez de um ser resultar da combinação do ADN do pai e da mãe, o novo ser resulta da cópia de um só progenitor.

Existem dois tipos de clonagem:

- Clonagem reprodutora: processo pelo qual se cria uma cópia de um ser vivo com a finalidade, por exemplo, de preservar uma espécie, clonar um animal que nos era querido, ter um filho do nosso sangue, etc.- Clonagem terapêutica: processo com o objectivo de clonar órgãos para transplantes.
Em Fevereiro de 1997, uma ovelha, Dolly, foi o primeiro mamífero a nascer sendo um clone de uma célula mamária de uma ovelha adulta. Tal como nos gémeos homozigóticos, as duas ovelhas eram geneticamente idênticas. Muito brevemente, descreverei o processo em que estiveram envolvidas três ovelhas: pegaram num óvulo de uma ovelha adulta e retiraram-lhe o núcleo. Entretanto, extraíram células mamárias de uma outra ovelha. Após um conjunto de manipulações, implantaram o embrião no útero da ovelha portadora, que deu à luz a Dolly. Este processo viola a lei mais elementar da biologia: para gerar um novo ser é necessário um espermatozóide e um óvulo.Este processo é complexo, com uma elevada taxa de insucesso. Para se produzir a Dolly foram necessárias 277 tentativas, só 2% chegaram a nascer e só a Dolly conseguiu viver, morrendo precocemente. Depois da Dolly, a técnica da clonagem foi aplicada a ratos, porcos, touros e vacas. Existem projectos para se clonarem espécies em vias de extinção.

No comments: